[RESENHA] Destino - Ally Condie

By Arlindo Barata - 14:19

Título original: Matched
Série: Destino #1
Autora: Ally Condie
Páginas: 240
Editora: Suma de Letras

Sinopse
Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander – bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.
*
A Sociedade acabou com a fome, as doenças, trouxe a paz, e tudo se tornou perfeito. É nisso que Cassia acredita. E ela fica perdida em seus sentimentos, se deve seguir o caminho que a Sociedade determinou para ela ou escolher o seu próprio caminho. Xander e Ky, ao mesmo tempo tão diferentes quanto parecidos, apaixonados pela mesma garota.

O romance é o desencadeador dessa distopia, o que diferencia das conhecidas “Jogos Vorazes” e “Divergente” e se assemelha com “A Seleção”.  O triangulo amoroso é centro da história, faltando assim um pouco de ação. O que me motivou a continuar é saber mais sobre a Sociedade, e apesar de não revelar tanto eu gostei da trama.

“A cada minuto que você passa com alguém,
você entrega a outra pessoa uma
parte da sua vida e toma um pouco da dela”

“Destino” mostra como a Cassia vai desacreditando das coisas que ela seria capaz de lutar. Também revela a necessidade de poder fazer as próprias escolhas. Encantei-me pela Cassia, ela me pareceu uma personagem mais real, sem aquela coragem imensa de querer derrubar o sistema a que é submetida. Ela tem medos, insegurança, se preocupa com a família e todos que estão ao seu redor, e até preferiria viver “normalmente”, mas as suas escolhas se tornam contrárias a da Sociedade.
 Como distopia é meu gênero literário favorito, não tem como negar que gostei de “Destino”. Tem algumas falhas que espero que nos outros livros não ocorram, mas sua narrativa me prendeu e agradou. Já estou ansioso para “Travessia”.
E você já leu? O que achou? Pretende ler? Nos diga aí nos comentários.

Classificação:



por Arlindo Barata

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Acho as capas desta série lindas, mas nunca tive um real interesse nela.
    Assim como você,adoro distopias, mas estou tentando me focar em outras leituras agora.

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir